Quantidade de Páginas visitadas

Sobre o Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco


O ano de 1964 foi marcado pela premiação de Martin Luther King com o Nobel da Paz; a inglesa Mary Quant lançou a minissaia e os Beatles, o seu primeiro filme; no Brasil era inaugurado o Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro e, no dia 9 de abril, o supremo Comando Militar, composto pelo Exército, Marinha e Aeronáutica decretou o AI-1 (Ato Institucional número 1). Inicia-se então o Regime Militar em nosso país.

O Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco (1900 - 1967) foi um militar e político brasileiro, primeiro presidente do regime militar instaurado pelo Golpe Militar de 1964. Nomeado chefe do Estado-Maior do Exército pelo então presidente da República João Goulart em 1963, Castelo Branco foi um dos líderes do Golpe de Estado de 31 de março de 1964, que depôs Goulart. Eleito presidente pelo Congresso Nacional, iniciou o seu regime presidencial em 15 de abril de 1964, e ficou no posto até 15 de março de 1967, quando assumiu o seu ministro de Guerra, Marechal Costa e Silva.

O ministério de Castelo Branco era formado por elementos da chamada linha dura do exército. Em seu governo promulgou vários decretos-leis e alguns atos institucionais. Reprimiu as manifestações comunistas contrárias às atitudes do governo com certa severidade.

Em junho de 1964 foi criado o Serviço nacional de Informações (SNI), órgão encarregado das atividades de informação e contra-informação no interesse da segurança nacional. Em 1965, o Ato Institucional Número Dois (AI-2) declarou extinto o pluripartidarismo, levando o Brasil ao bipartidarismo com a criação da Aliança Renovadora Nacional (ARENA) e do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Durante seu governo, promoveu diversas reformas econômicas e tributárias como a internacionalização da economia, o Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG), com o objetivo de conter a inflação, retomar o crescimento econômico e normalizar o crédito. Criou o Banco Central do Brasil e o Banco Nacional de Habitação (BNH). Seguindo orientação de economistas estrangeiros do Fundo Monetário Internacional (FMI), fixou o coeficiente de correção monetária.

Castelo Branco e seus partidários tinham como plano fazer a Revolução, como foi chamado o golpe militar, para afastar por um curto período o "perigo comunista" representado por João Goulart, para, depois, restabelecer a democracia. Contudo, seu sucessor Costa e Silva tinha um pensamento contrário, sendo, portanto, quem consolidou de fato a ditadura militar no Brasil.

Filho do general Cândido Borges Castelo Branco e de Antonieta Alencar Castelo Branco, Humberto de Alencar Castelo Branco morre logo após deixar o poder, em um acidente aéreo.

Saiba mais


Pesquisa 1   |   Pesquisa 2   |   Pesquisa 3   |   Pesquisa 4

Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito